728x90 AdSpace

Notícias
21 de agosto de 2015

A fibromialgia, a tiróide e o metabolismo


Desvalorizando possíveis propósitos comerciais, penso que esta série de vídeos foca uma ideia interessante: liga a fibromialgia directamente à tiróide, ou melhor, ao hipotiroidismo.

Frank Suárez, é um porto-riquenho que conseguiu vencer o seu próprio problema de obesidade, é um especialista em obesidade e metabolismo, por mérito próprio. Escreveu o livro 'O Poder do Metabolismo', ganhou o prémio dos "International Latino Literary Awards, por unanimidade dos juízes e o livro traduzido em inglês foi reconhecido como 'o melhor livro de saúde'.

A informação partilhada através do "Metabolismo TV" é resultado da investigação e da experiência acumulada com mais de 25 000 pessoas que fizeram o tratamento com os produtos que Frank Suárez comercializa. Ressalvam (e muito bem) que os vídeos têm um propósito meramente educacional e não pretendem de forma nenhuma substituir a ajuda profissional de um médico, nutricionista, dietista ou qualquer outro profissional de saúde qualificado. Nunca mude a sua dieta sem consultar o seu médico, principalmente se estiver a ser medicado.

#142 fibromialgia e tiróide


#205 fibromialgia



#456 a fibromialgia e o metabolismo



Metabolismo: o que é?

É o conjunto de transformações e reacções químicas através dos quais se realizam os processos de síntese e decomposição das moléculas. Acontece com a ajuda de enzimas através de uma cadeia de produtos intermediários.
Este fenómeno está relacionado com três funções vitais que ocorrem no corpo humano:
  1. nutrição - inclusão de elementos essenciais no organismo
  2. respiração - oxidação desses elementos essenciais para a produção de energia química
  3. síntese - de moléculas estruturais utilizando a energia produzida 

O processo metabólico divide-se em dois grupos denominados anabolismo (reacções de síntese) e catabolismo (reacções de decomposição), ou seja,
  • anabolismo - reacções químicas construtivas, que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos, por exemplo a síntese de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos
  • catabolismo - reacções químicas destrutivas onde se dá a quebra de substâncias, por exemplo a quebra da molécula de glicose que é transformada em energia e água.

Para manter as funções vitais - respiração, batimento cardíaco, temperatura corporal, etc - o organismo gasta uma grande quantidade de energia. É o que se chama metabolismo basal.
Vários factores podem influenciar o metabolismo, por exemplo genética, idade, sexo, altura, peso, prática de actividade física, etc. O gasto de mais ou menos energia pelo organismo depende desses factores. Por isso algumas pessoas são magras, mesmo comendo tudo o que querem, enquanto outras enfrentam grandes dificuldades para conseguirem emagrecer.
Emagrecer de forma adequada implica equilibrar a ingestão de calorias de acordo com o nível de actividade física. Dietas rápidas envolvem perda de gordura mas também de massa muscular, o que não garante um bom resultado a longo prazo.


Metabolismo basal

Consiste na quantidade de calorias consumidas em 24 horas por um indivíduo que se encontre em repouso absoluto e num jejum de pelo menos 12 horas, sem haver danos nos seus orgãos internos. É medido através do oxigénio consumido ou do dióxido de carbono libertado durante um determinado intervalo de tempo.
O metabolismo basal varia de acordo com o tamanho da pessoa - será maior quanto menor for a pessoa, da idade - é menor quanto maior for a idade, e do sexo - um pouco menor no caso das mulheres.

#2 metabolismo



#3 metabolismo lento, lentíssimo ou parado



YouTube Metabolismo TV
facebook Metabolismo TV

  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: A fibromialgia, a tiróide e o metabolismo Rating: 5 Reviewed By: Fibromialgia em PT