728x90 AdSpace

Notícias
27 de agosto de 2015

7 tipos de dor na fibromialgia



Quem nos acompanha ouve muitas vezes "a dor da fibromialgia", porém, os que têm fibromialgia podem sentir diferentes tipos de dor. Em termos médicos existe definição apenas para alguns tipos de dor, mas, tal como os esquimós têm várias palavras para definir neve, também nós temos necessidade de termos diferentes para definir e classificar a dor que sentimos. É importante compreender os termos médicos para podermos comunicar melhor com os nossos médicos enquanto que os outros termos, usados comumente pelas pessoas com fibromialgia, ajudam a entender melhor a doença e a saber que não estamos sozinhos.


Tipos de Dor

Os 3 primeiros estão definidos pela classe médica:
  • hiperalgesia
  • alodinia
  • parestesia dolorosa
Os 4 tipos seguintes são apenas "etiquetas" para tentarem descrever o que sentimos mas não devem ser usadas num consultório médico (a menos que queira ser considerado maluco...)
  • faca numa boneca de vudu
  • dor móvel, aleatória
  • queimadura de pauzinho de fogo de artifício
  • cãimbrazinhas musculares


1. Hiperalgesia

"Hiper" significa excesso e "algesia" significa dor. Hiperalgesia é o termo médico para definir a 'amplificação' da dor que acontece na fibromialgia. Parece que os nossos cérebros recebem sinais normais de dor mas, de alguma maneira, amplificam esses sinais transformando-os em dor mais severa do que seria, normalmente. A maior parte dos medicamentos prescritos para a fibromialgia têm como objectivo reduzir esta dor.


2. Alodinia

Significa que uma pressão mínima (da roupa, por exemplo) ou uma massagem suave, causam dor. É um sintoma que nos deixa, até a nós, perplexos e há quem diga que é semelhante a um escaldão solar. A alodinia é um tipo raro de dor, associada apenas a uma mão-cheia de condições como a neuropatia, a enxaqueca, zona e pouco mais. Acredita-se que possa resultar da hipersensibilidade sensorial associada à fibromialgia.
A alodinia pode ter 3 formas diferentes:
  1. táctil - dor ao toque ou pressão suave
  2. mecânica - dor quando algo se move em cima da pele
  3. térmica - dor pela sensação de calor ou de frio que não é suficientemente forte para causar danos nos tecidos
Os medicamentos usados para controlar este tipo de dor incluem:
  • antidepressivos tricíclicos
  • anticonvulsivantes, especialmente a pregabalina (lyrica) e a gabapentina (neurontin)
  • lidocaína tópica
Uma cuidado essencial para aliviar este tipo de dor é escolher cuidadosamente o que se veste.

3. Parestesia dolorosa

As parestesias são sensações nervosas estranhas que se podem sentir como formigueiro, ardor, comichão ou inchaço e que podem transformar-se em dor. As parestesias também estão associadas com a neuropatia periférica, a quimioterapia, esclerose múltipla e enxaquecas. Nos medicamentos usados na fibromialgia que ajudam a acalmar este tipo de dor estão incluídos os inibidores selectivos de recaptação de serotonina e os inibidores selectivos de recaptação de serotonina e norepinefrina. Algumas pessoas sentem alívio tomando um suplemento de vitamina B12, usando pomada com capsaicina, através de massagens ou acupunctura.


As 'etiquetas' de dor

Mais uma vez, estes são apenas termos que podemos usar para melhor definir a dor que sentimos e não está perfeitamente descrita num qualquer termo médico. Ao usá-los pretendemos reconhecer sintomas, avaliar os tratamentos que fazemos e, não menos importante, para sabermos que outras pessoas sentem o mesmo e não estamos sozinhos.


4. Faca na boneca de vudu

Às vezes, do nada, sente-se uma dor intensa como se alguém nos enfiasse uma faca no corpo, um ferro a atravessar as costelas, ou como se estivessemos a ser empalados por uma lança. 
Muitas vezes estas dores aparecem como um pré-aviso de crise - são sinal de que o corpo precisa de descanso e de não insistir em acabar as tarefas previstas.
Outras vezes não se conseguem associar a coisa nenhuma. Podem aparecer no peito, no abdómen e em várias outras partes do corpo; duram minutos; podem ser tão intensas que dificultam a respiração e até nos obrigam a dobrar sobre nós mesmos. Penso que ninguém sabe como prevenir este tipo de dor, exceptuando o que nos custa tanto a aceitar: reduzir o ritmo.
(Se, ao menos, eu encontrasse o raio da boneca...)


5. Dor móvel, aleatória

Este é um tipo de dor que acaba por confirmar que A FIBROMIALGIA NÃO FAZ SENTIDO. Podemos sentir uma dor que migra pelo corpo todo, às vezes em dois pontos alternadamente e outras vezes aparecendo num novo ponto, sem aviso. Se também tiver síndrome de dor miofascial, pode ser difícil distinguir este tipo de dor da dor causada pelos 'pontos gatilho'.


6. Queimadura de pauzinho de fogo de artifício

Sabem quando se segura aqueles pauzinhos de fogo de artifício que se põem nos bolos de aniversário e, a dada altura, começamos a sentir pequenas fagulhas que nos atingem a pele? É uma dor semelhante, que nos faz saltar e acabamos por coçar o que, em portadores de fibromialgia, desencadeia alodínia táctil. Normalmente duram segundos e não conheço nada a que se possam associar.


7. Cãimbrazinhas musculares

Muitas pessoas não conseguem entender porque considero isto uma dor mas acredito que um fibromiálgico saiba exactamente ao que me refiro. Alguns factores fazem com que o meu corpo atinja um determinado limite, parece que todos os músculos saltitam e são sacudidos o que acaba por fazer sentir dor em todo o corpo e também ansiedade, náuseas e tonturas. Isto pode acontecer quando estamos expostos a sobrecargas sensoriais ou emocionais, como por exemplo:
  • alguns sons - repetitivos, altos, estridentes
  • caos visual - multidões, luzes que piscam, padrões visualmente fortes
  • situações de stress - tráfego automóvel, discussões, confusão ou desorientação causadas pelo 'nevoeiro cerebral'
A melhor coisa a fazer é sair da situação o mais rapidamente possível e tentar relaxar nalgum sítio tranquilo.



@ About Health

  • Comentários no Blog
  • Comentários no Facebook

3 comentários:

  1. Sentir.se esgotado cassado fadiga são sintomas da fibromialgia?

    ResponderEliminar
  2. Cansado esgotado fadiga e normal na fibromialgia em PT?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sao sim sonia e ficar sem folego e custar a respirar tambem ...parece que andaste a correr um kilometro em alta velocidade .as x o cansaco nao te larga e e mais intenso por uns dias

      Eliminar

Item Reviewed: 7 tipos de dor na fibromialgia Rating: 5 Reviewed By: Fibromialgia em PT