728x90 AdSpace

Notícias
20 de julho de 2015

Como se consegue ler quando se tem uma doença crónica?


Eu leio muito. Para além disso tenho uma doença crónica que às vezes me dificulta a leitura - fadiga extrema, enxaquecas, dificuldade em segurar o livro, etc. É diferente daquela leitura meio nublada que se faz quando se está com uma constipação ou uma gripe porque não se consegue restaurar a energia com descanso. 

Cada pessoa é afectada de forma diferente pela sua condição, porém aqui ficam alguns conselhos para quem quer continuar a ler.

Seja honesto consigo próprio acerca dos seus limites

Esteja atento aos sinais de aviso para parar. Claro que este é um dos conselhos tipo "faz o que eu digo, não faças o que eu faço" mas se for difícil segurar o livro ou se tiver que reler uma frase, será provavelmente a altura certa para fazer outra coisa qualquer.
Se estiver num daqueles dias em que a cara está semi-adormecida não devia sequer começar a ler. Se tiver os olhos enevoados ou não os conseguir focar é preferível parar de ler para não se sentir ainda pior. 
Devia... Devia...


Leia por pequenos períodos de tempo

Pare antes de se sentir no limite. Isto pode ser extremamente frustrante porque significa parar antes de realmente sentir a necessidade de o fazer. No fim acaba por tirar benefício se não se deixar levar até à exaustão. Livros com capítulos pequenos são uma valiosa ajuda.



Escolha cuidadosamente o tipo de letra

Se for necessário concentrar-se mais no tipo de letra vai cansar-se mais rapidamente. Evite texto em letras pequenas ou que lhe pareçam fazer um contraste estranho com a página. Quando comprar um livro vale a pena ver se existe uma edição diferente com um tipo de letra melhor para si.
Se estiver a ler num écran - o que é mais cansativo - veja se pode mudar o tamanho do texto para maior.


O tamanho das frases e a complexidade da linguagem são factores importantes

Quando se sentir cansado escolha um livro com linguagem mais simples. Ao ler um livro com linguagem mais complexa, leia devagar e em períodos ainda mais pequenos.


Banda desenhada e novelas gráficas

São um verdadeiro "descanso para os olhos" se quiser mesmo ler mas estiver demasiado cansado. Têm imagens e textos mais curtos o que torna muito mais fácil seguir a estória. Não é fácil encontrar novelas gráficas em Portugal, ou em português, mas aqui fica uma para conseguirem ver do que falo. A tradução é em português do Brasil, é o que acontece por sermos um país mais pequeno.


Audiolivros

Ouvir o livro é uma opção para conseguir ter o mesmo envolvimento do que com o livro mas não são muito fáceis de encontrar em português. 

Experimente @

Se alguém tiver uma sugestão para acrescentar a esta "lista", não deixe de o fazer.
Boa "leitura"!



22 Junho 2015
tradução livre e edição de Fibromialgia em PT

  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: Como se consegue ler quando se tem uma doença crónica? Rating: 5 Reviewed By: Unknown