728x90 AdSpace

Notícias
30 de maio de 2015

Fibromialgia - tonturas e problemas de equilíbrio


As tonturas e os problemas de equilíbrio são angustiantes e podem causar grandes problemas na vida quotidiana, como náuseas, problemas de coordenação, dificuldade em caminhar e quedas mais frequentes. Até dois terços das pessoas com fibromialgia têm problemas relacionados com tonturas num ou noutro grau.

Num estudo levado a cabo nos Estados Unidos e publicado em 2009, que comparou pessoas com e sem fibromialgia, verificou-se que as pessoas com fibromialgia tinham pior equilíbrio que as pessoas sem este transtorno. Também tiveram pontuações inferiores na confiança de equilíbrio e apresentaram muito mais quedas. Por exemplo, uma pessoa com 50 anos e com síndrome de fibromialgia tem um número de quedas equivalente às de uma pessoa de 70 ou 80 anos, sem fibromialgia.


O que causa estes problemas de equilíbrio e tonturas na fibromialgia?

Ainda não é completamente clara a causa destes problemas mas sabe-se que a pressão nos pontos gatilho no pescoço ou na mandíbula podem causar uma sensação de vertigem e desequilíbrio. Pode ser consequência de afectarem os nervos que dizem ao cérebro que o corpo está no espaço, sinais que não condizem com o que os nossos olhos assinalam. Isto pode causar desorientação.



As tonturas e o torpor também pode ser causados por hipotensão neural mediada (vulgarmente conhecida por reflexo vaso-vagal), ou seja, uma queda na pressão arterial e frequência cardíaca. Tabém pode causar transpiração, desmaios e quedas.

É mais provável que isto aconteça:
  • depois de permanecer em pé algum tempo
  • quando se está num lugar quente
  • depois de fazer exercício
  • depois de uma emoção forte
  • depois de uma refeição pesada


Existe uma anormalidade física no crânio conhecida como a 'malformação de Chiari' que exerce pressão sobre uma área específica do cérebro. Isto pode provocar sintomas de hipotensão neural mediada e, num estudo feito nos Estados Unidos, foi confirmada em 60% das pessoas com fibromialgia.




Alguns medicamentos também podem causar tonturas, vertigem ou desequilíbrio. As pessoas com fibromialgia tendem a tomar mais medicamentos do que a população em geral, logo, é válido falar com o médico ou o farmacêutico, para ver se será o seu caso.


Como fazer face aos problemas de tonturas e equilíbrio na fibromialgia

Assegure-se que a casa e o lugar de trabalho estão livres de perigos tais como cabos, tapetes ou pequenas peças de mobiliário. Cuidado com objectos afiados ou esquinas que possam causar lesão se houver uma queda.
Não se ponha em pé demasiado rápido depois de estar sentado ou deitado ou até agachado.

Existem exercícios que podem ajudar com o equilíbrio como a dança, o yoga, Tai Chi, Pilates ou o simples sentar-se numa bola de Pilates, pôr-se de pé numa almofada que balance, andar sobre um fio imaginário ou até tentar manter-se de pé sobre uma só perna.
A 'técnica Alexander' também pode ser útil. Esta centra-se na manutenção de uma boa postura e ajuda com o equilíbrio e a concentração. 
O exercício ajuda também com os outros sintomas da fibromialgia.

As pessoas com problemas de equilíbrio podem ter às vezes um andar desajeitado e tropeçarem com mais facilidade o que, por sua vez, pode afectar a confiança em caminhar.
Em dias de maiores tonturas ou quando está muito frio, experimente usar uma ou duas bengalas. Nem sempre será necessário mas trará uma confiança adicional e pode funcionar como um 'treino', uma 'memória visual' para as pessoas que se sentem mais inibidas de fazer caminhadas.

Quando usar uma bengala, faça-o com charme...

Axl Rose

Brad Pitt


















2014


@ Fibromyalgia Syndrome
Autor: Suzanne Elvidge BSc
através de Salud Al Dia A Dia
  • Comentários no Blog
  • Comentários no Facebook

3 comentários:

  1. Boa tarde,tenho agenesia total do do corpo caloso e tambem ,tenho tonturas,vomitos,desequilibrio e desorientaçao e tenho um quisto aracnideo,foi descoberto quando tive um acidente de carro a 24 anos,quando bati a cabeça no tablier do carro e fiz uma ressonancia magnetica.

    ResponderEliminar
  2. Fiz um tratamento ,melhorei,mas de vez em quando tenho tonturas.
    de 3 em 3 anos faço uma ressonancia magnetica para vigiar se o quisto aracnideo se desenvolve.

    ResponderEliminar
  3. Voltei a fazer natação e na última aula depois de 7 chegadas batendo penas e uma fazendo nado cachorrinho senti tontura e tive de parar , descansei um pouco e retomei boiando de costas batendo pernas .... fui melhorando... sai da agua com o rosto bastante vermelho

    ResponderEliminar

Item Reviewed: Fibromialgia - tonturas e problemas de equilíbrio Rating: 5 Reviewed By: Fibromialgia em PT