728x90 AdSpace

Notícias
20 de maio de 2015

Disfagia ou dificuldade em engolir

Este problema tem-me intrigado já há bastante tempo e é a primeira vez que encontro uma explicação plausível para o que me acontece com tanta frequência. Quando descrevo os sintomas obtenho respostas evasivas dos médicos que consulto, provavelmente porque aquilo de que me queixo possa ser causado por diversos problemas. Não sei bem porquê um protector de estômago alivia alguns dos sintomas, principalmente as náuseas e a acidez estomacal. Dos sintomas que são descritos abaixo um dos que mais me incomoda é a tosse com alimentos não digeridos e o sabor amargo na boca. Lendo esta explicação encontro lógica ao relacionar fibromialgia com estas causas e sintomas. Tenham em atenção que estou apenas a falar da minha experiência e não a fazer um diagnóstico nem nada que se pareça - esse é exclusivo para os médicos. A mim tranquiliza-me perceber o que poderá passar-se no meu corpo e penso que o mesmo se passará com muitos fibromiálgicos que convivem diariamente com as incertezas que definem esta doença, por isso publico esta e outras informações.
Sejam felizes!
Ana

 

Disfagia

- dificuldade em deglutir - a sensação de que os alimentos sólidos ou líquidos ficam presos na garganta ou noutro ponto, antes de entrarem no estômago.

Causas

O processo de deglutição implica vários passos:
  1. mastigar o alimento
  2. levá-lo até à parte posterior da boca
  3. fazer com que desça pelo esófago (o 'canal' que leva o alimento até ao estômago)
A deglutição é um acto complexo - muitos nervos funcionam num delicado equilíbrio para controlar a forma como os músculos da boca garganta e esófago trabalham juntos.
Grande parte da deglutição acontece insconscientemente.
Um transtorno cerebral ou neurológico pode alterar o funcionamento dos músculos da boca e da garganta.
O stress ou a ansiedade podem causar a sensação de 'bolo na garganta'. A sensação de bolo na garganta (antigamente denominada globo histérico) é a sensação de apresentar um bolo na garganta, quando ele na realidade não existe. Essa sensação pode ser decorrente de uma actividade muscular ou de sensibilidade anormal do esófago. Também pode ser consequência de deglutição frequente e do ressecamento da garganta devidos à ansiedade, de outra emoção forte ou de respiração acelerada. A sensação de bolo na garganta pode fazer com que o indivíduo apresente relutância para se alimentar. Entretanto, o quadro (que é semelhante à reacção normal de sufocação que ocasionalmente é desencadeada por sofrimento, ansiedade,raiva, orgulho ou alegria) é aliviado com a ingestão de alimento ou bebida ou pelo choro.
 Os problemas que comprometem o esófago causam frequentemente transtornos de deglutição.

1. Anel esofágico inferior (Schatzki) - 
- anel de tecido, anormal, que se forma e fica localizado na junção do esófago com o estômago. 
Causas, incidência e factores de risco: A causa provavelmente é um defeito congénito. Os anéis esofágicos também podem ser resultado da ingestão de substâncias cáusticas e a subsequente formação de cicatrizes. Este quadro pode causar dificuldade de deglutição. Normalmente nesse distúrbio não ocorre refluxo. Os fatores de risco são desconhecidos. A incidência é de 4 em cada 10.000 pessoas.
Sintomas:
  • dificuldade de deglutição
  • dor no tórax por baixo do esterno (osso do tórax).
2. Espasmos anormais dos músculos do esófago
3. Acalásia - doença do esófago que é caracterizada por uma incapacidade de abertura da “válvula” de saída do órgão (que comunica com o estômago) quando engolimos, ou seja, pela ausência de relaxamento do esfíncter esofágico inferior à deglutição.

Sintomas

  • dor no peito
  • sensação de comida presa na garganta
  • sensação de pressão no pescoço ou no tórax, parte superior ou inferior
  • tosse ou pieira que pioram
  • tosse com alimentos que não tenham sido digeridos
  • acidez estomacal
  • náuseas
  • sabor amargo na boca
Podem sentir-se problemas ao engolir seja o que for que se coma ou beba ou apenas com certos tipos de alimentos, sólidos ou líquidos. A dificuldade em engolir alimentos muito quentes ou frios, bolachas secas, pão, carne ou frango, pode ser um sinal do aparecimento de problemas com deglutição.

Este vídeo foca-se na disfagia em formas muito graves do transtorno, no entanto é o que melhor explica o processo de deglutição normal vs. deglutição anormal.



  • Comentários no Blog
  • Comentários no Facebook

1 comentários:

  1. Ao pesquisar "dor no esófago e dificuldade em engolir poderão estar ligadas à Fibromialgia", eis que encontro no NOSSO blog!
    É, sem dúvida, a resposta que procurava! Obrigada uma vez mais :)
    Neste último mês, para além de todo o resto, é o que me tem acontecido...

    ResponderEliminar

Item Reviewed: Disfagia ou dificuldade em engolir Rating: 5 Reviewed By: Unknown