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17 de abril de 2015

7 truques para esquecer a dor


O 'nevoeiro cerebral' pode fazer-nos esquecer muitas coisas mas, definitivamente, não consegue ajudar-nos a esquecer a dor. Então, uma vez aceite o facto de termos a dor como companheira para a vida (enquanto não fizerem aquela descoberta maravilhosa que vai permitir curar a FM, cruzem os dedos, por favor), somos também obrigadas a descobrir truques para aprender a conviver com dor crónica.

Nem sempre o vamos conseguir fazer mas... às vezes, para quem tem fibromialgia, já é muito bom. Então, como conseguimos 'enganar' a dor e os muitos outros sintomas da FM? Tarde ou cedo toda a gente acaba por arranjar maneira de resolver um problema que tem na vida. Alguns lutam contra o problema, outros afastam-se do problema e outros ainda descobrem uma alternativa esperta que ajuda a contornar o problema. Tendo fibromialgia, precisamos de todas as armas que conseguirmos.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa logo cada um saberá qual o truque que melhor funciona para si próprio. Deixem-me partilhar o que me ajuda a distrair da dor. Conforme o grau de dor e os sintomas que estou a sentir ou não, tenho uma lista que uso já há mais de um ano de coisas para fazer quando preciso de esquecer temporariamente a dor que estou a sentir.


1. Jogos no iPad, computador, telefone ou PS3

Os jogos funcionam realmente bem para mim. Experimente um jogo que lhe ocupe a mente, de uma categoria que lhe dê mais prazer - mistério, puzzle, estratégia, jogo de palavras, etc. 
Escolha jogos que não obriguem a gestos repetitivos. Em vez de segurar o iPad ou tablet na mão sente-se confortavelmente no sofá e pouse o objecto sobre uma mesa de apoio. Troque de posição com frequência. Lembre-se de não se deixar ficar com os ombros, cotovelos e dedos tensos por muito tempo.


2. Escrever ou criar/actualizar um blog

Esta é uma área que me interessa. Escrevo sobre fibromialgia, sobre coisas interessantes da minha vida, uma pequena estória aqui e acolá ou o que me apetecer. 
Pense sobre um assunto(s) que seja interessante para si, siga o seu coração. Enquanto faz uma coisa de que gosta, desde que não exagere e tenha em consideração o grau de dor e as pausas necessárias, mantém-se distraída, está ocupada e 'engana a dor' por algum tempo.


3. Caminhar enquanto ouve música

Caminhar é um excelente exercício para quem tem fibromialgia. Caminhar num lugar bonito e tranquilo, como um parque, por exemplo, com auscultadores e a ouvir a minha música preferida faz maravilhas e ajuda-me imenso, desde que os joelhos não estejam tão maus como isso.


4. Televisão

Podem chamar-lhe a 'caixa para idiotas' mas eu, quando estou a ver as minhas séries preferidas, fico totalmente absorta de tudo o resto, inclusive da dor. Durante aqueles 30 minutos, mais ou menos (malditos anúncios pelo meio) estou a rir-me ou a pensar no que irá acontecer a seguir. Lembre-se: não fique na mesma posição durante muito tempo. Levante-se e dê uma voltinha durante os anúncios. Não se atafulhe de docinhos ou bolachinhas enquanto está a ver televisão; engane-se a si própria com fruta.


5. Criatividade / actividade

Eu já pintei mas, segurar o pincel por algum tempo, provoca tensão em todos os músculos e nervos... bem, talvez por um curto espaço de tempo. Faça alguma coisa criativa, qualquer espécie de artesanato, reorganize as suas gavetas (uma de cada vez, sim), cozinhe um prato diferente... Imponha a si própria um tempo limite, marque um tempo razoável num temporizador ou alarme, porque quando se está a fazer alguma coisa que nos dá prazer, o tempo voa. Tenho a certeza que não quer aquela dor que se sente ao levantar-se de uma cadeira onde esteve duas horas... Afinal o que queremos é esquecer a dor e não piorá-la.


6. Amigos

Telefone a um amigo com quem já não fale há meses. Troque mensagens com um colega de escola que encontrou no facebook. Fale com amigos com quem viveu situações engraçadas e ria-se. Enquanto fala porque não andar para cá e para lá? Se for do género que passa muito tempo ao telefone não se esqueça de usar alta-voz ou auscultadores; não corra o risco de ficar com as mãos dormentes ou com dor nos pulsos.


7. Spa, esteticista, salão de cabeleireiro

Dê um mimo a si própria. Faça um novo corte de cabelo, um tratamento facial ou manicure ou pedicure. Consiga um novo look que a faça olhar para o espelho e sentir-se bem. Pode ser que a fibromialgia demore um tempo a reconhecê-la e a voltar para incomodar!



Estes são os meus truques. Experimente-os, descubra os que funcionam para si, faça a sua própria lista. Partilhe as suas descobertas connosco!

Lembre-se: NÃO EXAGERE! Não faça nada até à exaustão. Cuide-se!



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