728x90 AdSpace

Notícias
16 de março de 2015

Análise de sangue para detectar fibromialgia?


Investigadores de Ohio, Estados Unidos, desenvolveram uma técnica, ainda em fase de testes, que usa amostras de sangue seco do dedo dos pacientes para identificar a doença.

O método proposto pela equipa consiste na identificação do comportamento de determinadas moléculas presentes no sangue, que indicam a presença da doença.

Ainda no início do processo de desenvolvimento, o exame precisa de ser testado com um número mais abrangente de voluntários para verificar sua eficácia. Os primeiros resultados, no entanto, foram promissores e, caso se venha a tornar disponível para uso clínico, o exame poderá reduzir o tempo de espera para o diagnóstico em até cinco anos. 

A investigação foi conduzida por Kevin V. Hackshaw, Luis Rodriguez-Saona, Marçal Plans, Lauren N. Bell e C. A. Tony Buffington, na Universidade do Estado de Ohio, Estados Unidos e outras instituições
e foi divulgada no jornal "Analyst", em Abril de 2013, sob o título A bloodspot-based diagnostic test for fibromyalgia syndrome and related disorders

Resultado: o novo exame que analisa amostras de sangue retiradas do dedo de indivíduos foi capaz de distinguir casos de artrite reumatoide, osteoartrite e fibromialgia.

Segundo o Instituto Nacional de Artrites e Doenças Musculoesqueléticas e de Pele (NIAMS, sigla em inglês), cerca de cinco milhões de americanos (país onde foi realizado o estudo) são acometidos pela fibromialgia, cujos principais sintomas são a fadiga e as dores em todo o corpo. 

Por serem sintomas que se assemelham aos de outras doenças - como a artrite reumatóide, por exemplo, os médicos costumam descartar essas doenças antes de identificar a fibromialgia, tornando o processo de diagnóstico lento e cansativo.

"Chegar a um diagnóstico mais rápido é de extrema importância, porque os pacientes passam por um grande stress durante todo o processo", explica Kevin Hackshaw, um dos autores da pesquisa, divulgada na versão on-line do periódico Analyst. "Só o facto de serem diagnosticados já faz com que eles se sintam melhores. Reduz a ansiedade."

De acordo com Tony Buffington, investigador da equipa responsável pelo trabalho, apesar de um microscópio infravermelho ser caro, o exame poderia tornar-se acessível se existisse um laboratório central para analisar as amostras de sangue, que poderiam ser enviadas pelo correio.

Original @ Analyst
através de Veja Saúde


  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: Análise de sangue para detectar fibromialgia? Rating: 5 Reviewed By: Unknown