728x90 AdSpace

Notícias
16 de março de 2015

Reclamação tipo, recomendada pela Direcção Geral da Saúde



Já muitos de nós saímos de um consultório médico a sentirmo-nos humilhados, reduzidos, lavados em lágrimas porque o médico nos disse que "fibromialgia não existe", "fibromialgia é uma doença emocional, não se meta nisso", "isso está tudo na sua cabeça, precisa é de trabalhar" e muitas outras pérolas de escárnio e desrespeito total pela nossa dignidade.



Perante a insistência da APDF, em Janeiro de 2015, a Direcção Geral de Saúde reconheceu que, sendo toda a classe médica obrigada a reconhecer a fibromialgia como doença (CIRCULAR NORMATIVA Nº 12 DGCG de 02/07/2004), sempre que um médico não o faça será a atitude considerada como DESOBEDIÊNCIA MÉDICA e deve ser feita uma reclamação.

Foi também aconselhado que os doentes fibromiálgicos não vão sozinhos às consultas médicas, a fim de terem quem possa testemunhar tudo o que for afirmado.

PARA ONDE ENVIAR A RECLAMAÇÃO:

 1.) ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE
(Funciona a Nível Nacional)
Rua João de Brito, Nº 621 L 32
4100 - 455 Porto
Telefone: 222 092 350
E-mail: geral@ers.pt

ou

2.) INSPECÇÃO GERAL DAS ACTIVIDADES EM SAÚDE
Avenida 24 de Julho, Nº 2 L
1249 - 072 Lisboa
Telefone: 213 408 100

DADOS NECESSÁRIOS:

- Nome do médico,
- Local da consulta,
- Data e hora da mesma,
- Afirmação ou/e frases referidas 
- Testemunha, sempre que possível

 NORMA DA RECLAMAÇÃO:


Eu........., natural de ..........., Portadora do B.I Nº .................., Moradora em .................., baseando-me na Circular Normativa Nº 12 da DGCG de 02/07/2004, venho expôr a Vossa Excelência o seguinte:

Tendo estado presente numa consulta de............ , no Hospital (ou Centro de saúde ou Junta Médica) no dia....., pelas...... horas e tendo sido atendida pelo Excelentíssimo Senhor Dr. .................., o qual, perante a minha descrição de dor sentida há mais de .......... (meses/ anos/, e tendo solicitado exames a fim de verificar a hipótese de ser portadora ou não de Fibromialgia (já ou não diagnosticada pelo Dr. ............ ) , foi-me declarado que....................... (mencionar com detalhe a/as frases que foram mencionadas ou/e afirmando descrédito e não aceitação da patologia).

Tendo conhecimento que, através da Circular Normativa em Vigor atrás mencionada estão todos os Médicos obrigados ao reconhecimento da fibromialgia, considerando-me pois, insultada e desprezada como doente com o direito à saúde, de acordo com a Constituição Portuguesa!

Apresento como testemunha dos factos ocorridos o/a Sr.(a) ....................................................................................................

..............(cidade)............ dia.........mês............Ano...........

Assinatura

 

Não deixem de o fazer! É um direito nosso, vamos usá-lo!


  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: Reclamação tipo, recomendada pela Direcção Geral da Saúde Rating: 5 Reviewed By: Unknown