728x90 AdSpace

Notícias
18 de junho de 2015

Ainda a propósito do fim da lista de doenças incapacitantes



Na sequência do anúncio que fez o Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, no passado dia 16, sobre o fim da lista das doenças incapacitantes, o programa Opinião Pública, da SIC Notícias convidou o Dr. Jaime Branco, reumatologista, para comentar o assunto e responder a algumas questões do público.

Eu penso que estou numa má fase de nevoeiro cerebral... Sou, por norma, uma pessoa tolerante, com mentalidade aberta, compreensiva... Hoje fiquei só parada, tipo zombie, a ver a entrevista.

Não percebi o papel da jornalista (penso que é jornalista). Não me pareceu que acrescentasse nada, não me pareceu que fizesse perguntas de interesse, mas isso deve-se provavelmente ao tal do nevoeiro cerebral (o meu).

A maior parte das perguntas do público, infelizmente, foi desajustada e não se referiu propriamente ao tema em questão - o fim da lista das doenças incapacitantes.

Quanto ao Dr. Jaime Branco fiquei com a sensação que disse e desdisse algumas vezes, mas, genericamente, não me parece que tenha esclarecido quais são as implicações do fim desta lista. Seria a pessoa indicada para o fazer?

Quem já tem reforma por invalidez, pode ser chamado para reavaliação?
Quem vai medir a funcionalidade dos doentes, e como?
A incapacidade é considerada apenas para acidentes de trabalho - então e uma pessoa que fica incapacitada por doença é o quê? Não funcional?

Pois fiquei desanimada. Todo o programa me pareceu envolto num certo nevoeiro - não se consegue perceber muito bem o que está mais atrás... Esta disfunção cognitiva mata-me (mas o bom funcionamento do meu cérebro mata-me mais).




Não sei bem se isto foi uma publicação ou um desabafo. Digam-me vocês.
Se faz favor.

Actualização
Achei interessante ler a opinião do Luís Leiria sobre o assunto. Conhecimento não ocupa espaço.


  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: Ainda a propósito do fim da lista de doenças incapacitantes Rating: 5 Reviewed By: Unknown