728x90 AdSpace

Notícias
24 de maio de 2015

Conselhos sobre tratar da roupa para pessoas com fibromialgia ou fadiga crónica




Fazer coisas 'simples' como tratar da roupa pode tornar-se num desafio bem real quando se tem fibromialgia, síndrome de fadiga crónica ou outras limitações físicas. Normalmente este tipo de tarefas envolvem muito 'estar de pé', rebocar contentores, dobrar-se, torcer-se e alcançar - tudo o que pode ser difícil para o corpo e esgotar a energia rapidamente.


Conselho n.º 1 - Os cestos da roupa

O cesto da roupa suja ou da roupa limpa, normalmente, é pesado quando está cheio, difícil de transportar, está sempre no meio do caminho para alguma coisa e não ajuda nada a manter as roupas organizadas. É melhor não o usar.
O que costuma acontecer?
Encher demasiado os cestos e tornar quase impossível levantá-los. É muito melhor usar cestos pequenos e fáceis de transportar, principalmente para transportar a roupa lavada para cada um dos armários onde pertence. Outra vantagem, os cestos devem caber uns dentro dos outros para ocuparem pouco espaço.



Conselho n.º 2 - Dobrar-se e torcer-se

É impossível tratar da roupa sem se dobrar ou torcer mas é possível minimizar este problema.
Use sacos de pano para separar a roupa suja que serão mais fáceis de levantar e pousar para não estar sempre de costas dobradas-
Coloque tudo o que precisa para o tratamento da roupa num sítio de fácil acesso e o mais perto possível do sítio onde os usa.
Não compre embalagens grandes que tenha de levantar para usar. Se precisar de o fazer por uma questão de poupança, peça a alguém que passe uma porção para uma embalagem mais pequena e fácil de manusear.
Ao tirar a roupa da máquina de lavar use uma bacia no chão onde pôr a roupa molhada, por etapas. Sempre que sinta incómodo, pare, estique-se por um momento e retome a tarefa. Veja se consegue pôr a bacia num sítio mais elevado para a colocar na máquina de secar ou para a estender. É um processo mais lento, sim, mas não força tanto o seu corpo e diminui a dor nas costas.


Conselho n.º 3 - Ficar parado de pé e alcançar

Dobrar e estender a roupa é uma tarefa fisicamente exigente.
Não repita o mesmo movimento uma e outra vez até ficar esgotado. Vá alternando tarefas, ou seja faça coisas que lhe exijam movimentos diferentes para intercalar com as outras. Pode ser irritante não terminar logo uma tarefa mas é isso que o seu corpo pede.



Conselho n.º 4 - Estratégia

Durante as crises é muito fácil amontoar roupa suja e ficar atrasado nesta tarefa. Quando for altura de pôr tudo em ordem use estratégias que tornem tudo um pouco mais simples.
Primeiro é preciso pensar em cada membro da família para garantir que cada um tenha roupa para vestir. Separe as roupas de acordo com isso. Por exemplo, fazer uma máquina de roupa só para um dos membros da família ou uma máquina só com calças de ganga ou só com camisolas e não se esqueça do conselho n. 3.


Conselho n.º 5 - Poupe-se!

Como em todas as tarefas é importante pouparmo-nos quando se trata de lavar, secar e arrumar a roupa. Permanecer atento aos níveis de energia é indispensável, fazer pequenos descansos também. Não tente fazer tudo de uma vez quando se sente melhor. Espere pelo momento próprio para cumprir cada etapa.
  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: Conselhos sobre tratar da roupa para pessoas com fibromialgia ou fadiga crónica Rating: 5 Reviewed By: Unknown