728x90 AdSpace

Notícias
10 de abril de 2015

Os famosos e a fibromialgia


São algumas as figuras públicas que expõem o facto de terem fibromialgia ou cujos sintomas foram associados à fibromialgia. Muitos mais existirão com toda a certeza.
Para os que não o fazem, porque não são suficientemente generosos para darem a cara pelos afectados por esta doença?



Florence Nightingale, enfermeira inglesa -  Lançou as bases da enfermagem profissional com a criação, em 1860, da sua escola de enfermagem no Hospital St. Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo O Juramento Nightingale feito pelas novas enfermeiras foi nomeado em sua honra, e o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no mundo inteiro no seu aniversário.





Charles Darwin, naturalista e biólogo inglês (1809-1882) - A doutrina proposta por Darwin, segundo a qual a luta pela vida e a selecção natural são mecanismos da evolução dos seres vivos, é conhecida por darwinismo. As suas teorias foram postas em causa, principalmente por membros da Igreja, até inícios do século XX.




Frida Kahlo, pintora mexicana -  Em 1913, com seis anos, Frida contraiu poliomielite, a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo da vida. A poliomielite deixou uma lesão no seu pé direito, pelo que ganhou o apelido de Frida pata de palo (ou seja, Frida perna de pau). Passou a usar calças, depois longas e exóticas saias, que se tornaram uma das suas marcas pessoais.





Morgan Freeman, actor americano – Antes de se iniciar nas artes dramáticas, Freeman pensou em concretizar seu sonho de infância de se tornar piloto. De 1955 a 1969, logo após formar-se no Los Angeles Community College, ele conseguiu chegar à Força Aérea Americana - nunca, porém, como piloto, e sim como mecânico, até que, finalmente conseguiu o brevet para pilotar aeroplanos particulares. Freeman teve muitos papéis secundários, em muitos filmes, até conseguir o papel como o motorista Hoke em Driving Miss Daisy, pelo qual ele recebeu o Globo de Ouro de Melhor Actor - Comédia ou Musical e uma nomeação para o Óscar de Melhor Actor Principal.


Sinead O’Connor, cantora irlandesa e activista – Teve a vida marcada por reveses que moldaram sua personalidade e a marcaram para sempre. Tendo sofrido abusos na infância, já tentou suicidar-se e afirmou ser homossexual durante a sua conturbada carreira. No entanto casou 4 vezes e irá ser avó em Julho de 2015. Foi excomungada por expor o abuso sexual de crianças por padres católicos, rasgando a fotografia do Papa João Paulo II. Destacou-se com a voz doce, e ao mesmo tempo rebelde, e com a sua cabeça rapada, a sua marca registrada durante muitos anos.


Susan Flannery , actriz norte-americana – A actriz de 75 anos, quatro vezes vencedora de um Emmy, já há bastante tempo que vive com fibromialgia. Apesar do mal-estar contínuo Susan não deixou de trabalhar.






A.J. Langer, actriz norte-americana










Jo Guest, ex-modelo erótica - Em 2008 revelou ter uma doença mistério que lhe arruinou a carreira. Sentia-se tão exausta que não conseguia trabalhar.






Michelle Akers, futebolista - Jogadora da selecção norte-americana de futebol feminino, em 1998 foi condecorada com a Ordem de Mérito da FIFA









Rosie Hamlin, cantora – voz da banda "Rosie and the Originals" nos anos 60

actuação em 2002




Janeane Garofalo, actriz e comediante - mais conhecida pela participação na série "Os Homens do Presidente" (West Wing) e em "Saturday Night Live"








Michael James Hastings, actor norte-americano - mais conhecido pela sua participação na série "Os Homens do Presidente". Pelos seus 20 anos Hastings era atlético, dedicado aos seus treinos e à sua carreira e era também professor. Por volta dos 30 anos a sua energia começou a desaparecer e os seus músculos, a seguir aos treinos, ficavam tão rígidos que se tornava difícil ficar de pé ou andar. Após muitas consultas a vários médicos, muito dinheiro pela porta fora e um número recorde de exames, Hastings foi finalmente diagnosticado com fibromialgia. Forçado a reformar-se da sua profissão de professor, mudou-se para Los Angeles para tentar uma carreira na representação. Ainda assim tinha a necessidade de controlar o ritmo e não ultrapassar os seus limites. Manter-se saudável e conservar a energia são prioridades, então aprendeu a não abusar e a dizer não a alguns projectos e actividades, sem ficar preso a sentimentos de culpa.


Maria Elisa, jornalista e apresentadora portuguesa - "Tive de deixar grande parte da minha vida para poder continuar a trabalhar. Abdiquei de muitas coisas que eram importantes e que tiveram de deixar de ser. Continuar a trabalhar nem sequer era uma opção, era uma necessidade. Mas tenho encontrado na novidade do jornalismo uma fonte de energia e de realização pessoal."




Margarida Sousa Uva, mulher do ex-primeiro-ministro Durão Barroso - apresentou-se publicamente, em 2003, como doente de fibromialgia, durante a sessão de apresentação de uma associação de doentes, em Lisboa (Myos). Num breve discurso, Margarida Sousa Uva revelou que a doença lhe foi diagnosticada há nove anos. «Preciso tanto desta associação como qualquer actual ou futuro doente», enfatizou, alertando para os vários problemas com que se confronta quem padece desta patologia.
«A maioria dos doentes permanece por diagnosticar. O doente com fibromialgia não consegue trabalhar em muitos casos», o que conduz «à perda de autoconfiança e depressão», explicou. Manifestando acreditar que o governo à época demonstraria atenção para quem padece desta doença crónica e incurável, Margarida Sousa Uva terminou a sua intervenção frisando esperar «contribuir para lutar contra a fibromialgia».


Celebridades com o Síndrome da Fadiga Crónica

Blake Edwards, realizador
Randy Newman, músico
Keith Jarrett, músico
Dennis DeYoung, músico
Morgan Fairchild, actriz
James Garner, actor
Alana Stewart, actriz, ex-mulher de Rod Stewart
Kathy Crosby, actriz
Ken Wilber, filósofo
Laura Hillenbrand, escritora


(informação extraída das mais variadas fontes)
 
  • Comentários no Blog
  • Comentários no Facebook

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. estou em muito triste porque estou sinto muita dor que dor e esta que não tem cura

    ResponderEliminar
  3. Podemos sentir dor e cansaço desânimo depressão com fibromialgia Pt? Qual tratamento seria indicado,em pessoa com mais de 70 anos de idade? Peço ajuda!Obrigado.

    ResponderEliminar

Item Reviewed: Os famosos e a fibromialgia Rating: 5 Reviewed By: Unknown