728x90 AdSpace

Notícias
13 de abril de 2015

Como detectar a manipulação emocional e como evitá-la


Estabelecer ligações fortes com as pessoas da nossa vida é realmente importante para podermos experenciar a vida ao máximo.
 Porém, às vezes, deixamos que algumas pessoas nos manipulem emocionalmente.
Uma pessoa fragilizada pela doença, por baixa auto-estima, com algum tipo de sentimento de culpa, é um alvo fácil, mas não tem que ser assim.
Eis 8 formas de detectar um manipulador emocional:

1. Conseguem virar as palavras contra si, de uma forma negativa 

Uma pessoa que esteja a tentar manipulá-lo emocionalmente pode dizer-lhe que é uma pessoa em quem pode confiar e a seguir usar as suas palavras contra si como rumor ou como uma tentativa para o convencer a fazer alguma coisa que não quer fazer.
As suas palavras também podem acabar a ser usadas contra si nalgum tipo de confronto. Se disser a uma pessoa manipuladora que ela o magoou, essa pessoa vai "virar o bico ao prego", vai vitimizar-se e fazê-lo, a si, o mau da fita.


2. Os manipuladores apresentam-se como alguém que só quer ajudar

Se você precisar de ajuda, um bom amigo estará sempre presente para o ajudar. Se pedir ajuda ele vai ajudá-lo. Se não pedir ajuda ele vai perguntar-lhe se precisa de alguma coisa.
Com alguém manipulador essa ajuda é uma "moeda de troca" que vai cobrada, que vai ser usada contra si no futuro.


3. Um manipulador diz uma coisa, faz outra e afirma que nunca disse o que disse

Esta é boa, certo? É quase garantida entre políticos.
É você que não se lembra bem do que foi dito? Não, simplesmente o seu caminho cruzou-se com um mestre na arte da manipulação.


4. Vai tentar atribuir-lhe a culpa, a si

Amigos não tentam fazer o outro sentir-se culpado. Por vezes fazemos algo que nos faz sentir culpados mas um amigo verdadeiro nunca vai atribuir essa culpa. Uma pessoa manipuladora vai impôr-lhe um sentimento de culpa para que você diga ou faça alguma coisa, nem que seja apenas um pedido de desculpas. Muitas vezes ainda conseguem sair em vantagem.


5. Os manipuladores tendem a ser passivo-agressivos

Vão sempre tentar lidar com as situações indirectamente. Deixam um recado, falam de si nas costas e ainda têm a lata de apoiar as suas decisões para logo a seguir virarem costas e se demarcarem completamente da sua atitude. É muito difícil lidar com pessoas agressivo-passivas. A melhor coisa a fazer é sempre enfrentá-las e confrontá-las.


6. Nunca são responsáveis pelo que fazem

Há sempre alguém a quem culpar, alguma coisa, algum factor que eles não dominam. Vão responsabilizar a educação que tiveram, o cansaço que tinham, o trabalho difícil que fazem. Soa-lhe a algo familiar?


7. Eles estão sempre em pior situação

Os amigos verdadeiros estão ao seu lado nos tempos difíceis. Vão fazê-lo sentir que se importam e vão ajudar como puderem.
Os problemas de uma pessoa manipuladora são sempre um bocadinho piores. A sua avó está no hospital? "Que pena que tenho, mas eu estou em exames e não posso perder tempo com isso. Não és o único com problemas, sabes?"


8. Conseguem diminuir a energia de toda a gente à sua volta

Há pessoas assim, não há? Passa só algum tempo com eles e fica completamente exausto.


Que podemos nós fazer com estas pessoas?
LIBERTE-SE!
Todos nos cruzamos com pessoas manipuladoras ao longo da nossa vida. Temos que ser observadores e perceber como funcionam para podermos libertar-nos delas e da sua influência.

Nem olhe para trás, vai ver que recupera uma energia que pensava estar perdida para sempre!




Original em inglês @ Higher Perspective
17 Março 2015

  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: Como detectar a manipulação emocional e como evitá-la Rating: 5 Reviewed By: Unknown