728x90 AdSpace

Notícias
2 de abril de 2015

A pele - problemas associados à fibromialgia


Desde erupções a borbulhas, as queixas associadas à fibromialgia são múltiplas. Embora muitos destes problemas não sejam ameaças para a saúde, podem ser aborrecidos. Se sofre de fibromialgia e estiver a ter problemas de pele, consulte o seu médico de família, ele poderá indicar-lhe o tratamento adequado.

Problemas de pele

A maior parte de nós, em alguma altura da nossa vida, já teve alguma queixa relacionada com a pele. Muitos de nós sofreram, na adolescência, com acne e, de vez em quando, todos têm comichão ou a pele seca. Embora os problemas de pele possam ser difíceis de tratar e muito frustrantes, conseguimos lidar bem com eles.

Contudo, os pacientes com fibromialgia, parecem batalhar com um grande número de problemas na pele. De facto, pensa-se que 70 a 80% dos fibromiálgicos sofram de várias afecções da pele relacionadas com a sua doença. Para além das queixas normais estes problemas parecem tornar os sintomas de fibromialgia ainda piores. A pele seca pode tornar o sono mais difícil e aumentar a dor e a fadiga. Pode também ser mais difícil escolher que roupa usar, que comida preferir ou, apenas, viver a sua rotina diária. Muitos dos problemas podem ocorrer em simultâneo com outros ou tornarem-se crónicos.


Tipos de afecções de pele associadas à fibromialgia

Pele Seca
Muitos fibromiálgicos têm a pele constantemente seca ou com fissuras, o que pode aparecer em qualquer parte do corpo mas afecta particularmente as mãos e os dedos. 

Prurido na Pele
Esta é uma das afecções mais comuns; muitas pessoas são acometidas com erupções em qualquer sítio do corpo, que provocam muita comichão. Se se arranhar demasiado pode conduzir ao desenvolvimento de feridas ou infecção.

Pele manchada
A pele dos pacientes com fibromialgia muda de cor, aparência ou tom com muita frequência. Manchas escuras podem aparecer em todo o corpo, particularmente na parte interior dos braços e das coxas. A exposição ao sol pode escurecer estas manchas ou provocar vermelhidão e inchaço

Pele sensível
Um grande número de fibromiálgicos refere que a sua pele dói com um simples toque. A isto chama-se alodinia (sensação dolorosa causada por um estímulo que, normalmente, não causa dor) e pode causar numerosos problemas, desde vermelhidão e inchaço até hematomas e cicatrizes. As consequências podem afectar a vida diária.

Pele com erupções
Uma erupção muitas vezes é causada por uma pele seca ou com comichão. As erupções aparecem como 'altos' na pele podendo ser escamosas.


Causas das afecções de pele

As causas dos problemas de pele associados à fibromialgia são, ainda, um mistério para os médicos, cientistas e investigadores. Ninguém tem a certeza de que a pele seja tão gravemente afectada pela doença.

A pele sensível (alodinia) pode ser resultado directo de uma disfunção no sistema nervoso central. A fibromialgia impede que o cérebro leia correctamente os sinais de dor o que pode provocar a sensação de dor ao toque na pele.

O prurido pode também ser resultado dos sinais mal interpretados pelo cérebro. Os receptores à superfície da pele são responsáveis por enviar ao cérebro a mensagem de que estamos a sentir dor. Como os doentes de fibromialgia já têm problemas com a capacidade do cérebro para interpretar sinais, se estes receptores não souberem interpretar a sensação enviam uma mensagem errada ao cérebro, o que agrava a situação. 

A descoloração ou manchas na pele podem ser resultado de uma actividade excessiva da glândula pituitária. Esta é responsável pela produção de  uma hormona que produz melanina, a responsável pelo pigmento que define a cor dos olhos, pele e cabelo. Por alguma razão parece haver demasiada melanina na pele dos pacientes com fibromialgia.


Tratamento para as afecções de pele

Existem numerosos tratamentos disponíveis para aliviar os efeitos secundários de muitas das desordens provocadas pela fibromialgia. Explique ao seu médico de família os sintomas que o afligem a fim de que possa indicar um tratamento adequado para si.

  • Cremes gordos e hidratantes são bons para tratar a pele seca ou com gretas. Depois de tomar um banho quente, este tipo de creme deve ser generosamente aplicado nas áreas afectadas.
  • Cremes à base de cortisona - que devem ser sempre comprados com receita médica - podem ser usados em situações mais problemáticas.
  • A pele manchada pode ser tratada com cremes branqueadores ou com terapia de luz ultravioleta.

Original @ Fibromyalgia Symptoms

Publicação relacionada -


  • Comentários no Blog
  • Comentários no Facebook

2 comentários:

  1. Tenho Fibromialgia há 6 anos e quando saio ao Sol minha pele arde,irrita, fica vermelha,fica cheia de caroços e passa dia doendo com ardência na pele, faz parte do problema na pele que a Fibromialgia causa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb tenho tido este problema, agora tb faz bolhas. Pelo que ando notando o cérebro não diferencia dor, calor e nem intensidade :(

      Eliminar

Item Reviewed: A pele - problemas associados à fibromialgia Rating: 5 Reviewed By: Unknown