728x90 AdSpace

Notícias
11 de abril de 2015

9 / 10 de Abril - Notícia da Lusa


Doentes fibromiálgicos exigem mesmos benefícios de outros pacientes crónicos


A Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia (APDF) pediu hoje ao Governo que sejam assegurados a estes doentes benefícios que têm outros pacientes crónicos em regime especial, como a comparticipação de medicamentos e isenção de taxas moderadoras.
Cerca de 200 doentes concentraram-se na quinta-feira junto ao Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, em Lisboa, para exigir que a doença fosse reconhecida na tabela nacional de incapacidade e poderem beneficiar dos apoios atribuídos a doentes incapacitantes, disse à agência Lusa a presidente da associação, Fernanda de Sá.

Durante o protesto Fernanda de Sá foi recebida por assessores do ministério, mas os doentes pretendiam ser ouvidos pelo ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, e pelo secretário de Estado da Segurança Social, Agostinho Branquinho, e nove doentes decidiram manter-se em vigília durante a noite e a manhã de hoje junto ao ministério.

Na reunião de quinta-feira com os assessores Fernanda Sá teve conhecimento que apenas a fibromialgia não tinha direito aos benefícios que constam na tabela de doenças crónicas elegíveis para atribuição de benefícios em regime especial, apesar de estar incluída na lista.

"Até a doença celíaca, que é a rejeição ao glúten, já está contemplada com isenções de taxas, comparticipações de medicamentos, e a fibromialgia é a única da lista sem nenhuma contemplação", lamentou.

A associação decidiu "recuar um pouco" na sua exigência e pediu uma nova audiência ao ministério da solidariedade, que aconteceu hoje ao final da manhã.

A APDF decidiu assim retirar a exigência de que a patologia seja reconhecida na tabela nacional de incapacidades e pedir que os doentes sejam contemplados com os benefícios dos doentes crónicos em regime especial.

"Como está praticamente garantido por parte do Ministério da Saúde (...) o reconhecimento como doentes crónicos e a elaboração de três juntas médicas específicas" para estes doentes, "a única coisa que pedimos neste momento são estes benefícios (comparticipação de medicamentos e isenção de taxas moderadoras).

Relativamente aos outros dois benefícios - prorrogação de tempo de baixa por mais de 18 meses e proteção social especial -- a associação considera que deve ser a Segurança Social a decidir a partir de que graus de incapacidade devem ser atribuídos.

"Foi uma garantia para verificarem que a APDF não está a ser oportunista", comentou.

Se isto acontecer é "ouro para os doentes" e "para o ministério não era assim tão grande o bolo económico que gastaria", disse Fernanda de Sá, adiantando que existem cerca de 500 mil doentes com fibromialgia, uma doença caracterizada por dor generalizada, fadiga, sono não reparador e hipersensibilidade dolorosa.

Segundo Fernanda Sá, a doença é reconhecida, desde 2004, como crónica e incapacitante, mas, na prática, as pessoas não podem beneficiar dos apoios, porque a fibromialgia não consta na Tabela Nacional de Incapacidades.

Há pessoas que, devido à doença, "estão no desemprego e não têm dinheiro para comprar medicamentos", disse Fernanda de Sá, que gasta por mês cem euros em fármacos.
10 Abril 2015

in Sapo Lifestyle
10 Abril 2015

in Açoriano Oriental
10 Abril 2015

in Atlas da Saúde
10 Abril 2015




  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: 9 / 10 de Abril - Notícia da Lusa Rating: 5 Reviewed By: Unknown