728x90 AdSpace

Notícias
24 de março de 2015

Tudo ou quase tudo sobre: sal de Epsom ou sulfato de magnésio


Tomar banho com sal amargo e bicarbonato de sódio é uma óptima maneira de limpar o seu organismo de toxinas e aumentar os seus níveis de magnésio.
* Este banho não é recomendado para mulheres grávidas e pessoas com problemas cardíacos e/ou tensão alta.

O sal amargo, também conhecido como sal de Epsom é o sulfato de magnésio (Mg SO4). Muitas pessoas confundem o sulfato de magnésio com o cloreto de magnésio, por isso, atenção na hora de comprar. O cloreto de magnésio é mais usado como suplemento alimentar. 
(Eu compro o sulfato de magnésio na farmácia, em frascos de 1 Kg.)
Tanto o sal de Epsom como o bicarbonato de sódio, são usados há muitos anos na medicina popular.

O sal amargo aumenta os níveis de magnésio e sulfatos do corpo e o bicarbonato de sódio, neutraliza a acidez e promove a eliminação de toxinas.

O sulfato de magnésio está envolvido em diferentes actividades enzimáticas, é necessário para o metabolismo de outros minerais, para a utilização adequada da insulina, para os músculos, nervos e para o sono.
O sal de Epsom serve para reduzir inflamações, facilitar a função muscular, estimular a resposta nervosa, eliminar as toxinas e aumentar a capacidade de absorção de nutrientes.
Os benefícios do sal de Epsom podem ser usados no alívio do stress, problemas de pele, dores musculares, constipações, gripe, dor articular, enxaqueca e tensão alta. Tem uma acção analgésica, relaxante, calmante e anti-inflamatória.

O magnésio ajuda a manter o ritmo normal do coração e a tensão arterial, bem como protege a parede das artérias. A deficiência em magnésio pode estar ligada a problemas comuns, tais como insónia e irritabilidade.
Os sulfatos limpam o sangue e eliminam as toxinas das células. Isso faz com que sirvam para aliviar dores articulares também.
Os sulfatos são também necessários para a síntese de colágenio novo, o que é bom para se ter uma pele saudável, jovem e bonita.
O bicarbonato de sódio tem um efeito alcalinizante no organismo. Neutraliza o excesso de acidez que o consumo de determinados alimentos causam no nosso corpo.


Preparar o banho

Misture meia chávena de sal de Epsom com meia chávena de bicarbonato de sódio para uma banheira de água quente. 
Fique na banheira durante 40 minutos: os primeiros 20 servem para ajudar o seu corpo a remover toxinas, enquanto que os últimos 20 minutos são para absorver os minerais que estão na água. Se for demasiado tempo fique, pelo menos, 20 minutos.
Não passe o corpo por água, seque-se apenas com uma toalha macia.


Encontra uma explicação fantástica no WikiHow .

Tome este banho, preferencialmente, à noite. 
O efeito da água quente com a libertação de toxinas pode causar sonolência ou até alguma tontura.
(Se puder tenha alguém em casa quando o fizer, ou então tome as devidas precauções de segurança - se ficar tonta ponha a banheira a esvaziar, saia da banheira, nem que seja de rastos e tente arrefecer logo que possível, tenha o telefone por perto. A água quente, só por si, pode provocar uma quebra de tensão arterial.)

Apesar de ser relaxante, em algumas crianças, este banho, pode provocar insónia. Caso isso aconteça, diminua a quantidade de sal amargo, até chegar à quantidade ideal.
A seguir ao banho, beba bastante água, mantenha-se hidratado.


 Outras utilizações

1. Pé-de-atleta ou simplesmente para o bem-estar dos pés: 
coloque os pés dentro de um recipiente com água quente e 1 chávena de sais de Epsom
2. Dor articular: adicione 2 colheres (de sopa) de sal de Epsom a uma chávena de água quente, molhe uma compressa na mistura e aplique sobre a região afectada.

3. Retirar uma farpa:  mergulhe ou ensope numa solução mais concentrada de água e sal de Epsom e retire a farpa

4. Esfoliante/hidratante para os pés: muito fácil de fazer em casa com a seguinte receita - 1 chávena de sal de Epsom, 1 quarto de chávena de azeite ou óleo de amêndoas, 10 a 15 gotas de um óleo essencial à escolha (opcional), 1 colher de chá de sabão de Castela líquido (eu uso sabão das sedas, ralado e dissolvido em água quente). Misture todos os ingredientes e guarde num frasco hermético. Use apenas uma colher de chá para esfregar nos seus pés e passe por água.

 5. Ajude as suas plantas a ficarem mais saudáveis misturando umas duas colheres de sopa à água com que as rega.

6. Limpar azulejos e juntas: misture partes iguais de detergente líquido para a louça e sal de Epsom, esfregue e passe por água. Brilho! 

O sal de Epsom pode ser tomado diluído em água, porém, nunca o faça sem indicação e orientação do seu médico!

Existem componentes na natureza que mais parecem a "banha da cobra"* mas não são.  Estes funcionam. :)

*(... um produto sem efeito, vendido apenas para um lucro fácil e acho que uma das personagens que povoa o nosso imaginário é aquele vendedor ambulante de sorriso amarelo que apregoa as maravilhas do seu elixir milagroso, verdadeira panaceia contra todas as maleitas… ...)


Informação retirada de


  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: Tudo ou quase tudo sobre: sal de Epsom ou sulfato de magnésio Rating: 5 Reviewed By: Unknown