728x90 AdSpace

Notícias
19 de março de 2015

Fibromialgia - como ultrapassar a dor matinal


Para muitos de nós é difícil sair da cama, de manhã. Quando se tem dor crónica e uma condição tão dolorosa como a fibromialgia, esse desconforto matinal é muito maior.
"As pessoas com fibromialgia têm um sono não restaurador. Isto significa que mesmo que consigam dormir 8 ou 9 horas durante a noite, vão acordar a sentir-se como se não tivessem dormido", diz Nathan Wei, um reumatologista e director do "Centro de Tratamento de Artrite" de Frederick. "A somar a isso, o paciente ainda tem dor e rigidez, o que faz com que os movimentos, durante a manhã, sejam extremamente desconfortáveis."

O que podemos fazer para minorar este desconforto? 

Eis algumas sugestões:

1. Tome um duche ou um banho quente

Uma das coisas mais rápidas e fáceis que pode fazer para diminuir a dor e a rigidez matinais presentes na fibromialgia é aproveitar o poder curativo da água. "Duches quentes ou banhos quentes antes de dormir e na hora de levantar ajudam a relaxar os músculos e aliviam substancialmente o desconforto", diz Nicholas Scarpa, reumatologista e director do "Centro de Artrite de New Jersey". "Permaneça na água quente pelos menos durante 10 minutos para obter o máximo relaxamento."


2. Evite álcool, cafeina e nicotina

Sabe-lhe bem um cigarro, um cafezinho ou uma bebida álcoolica antes de ir para a cama? Saiba que a cafeína, o álcool e a nicotina podem perturbar um sono restaurador e tornar a dor e a rigidez matinais ainda piores.
"Muitos especialistas concordam que a cafeína, a nicotina e o álcool agravam os sintomas da fibromialgia por causa dos seus efeitos estimulantes no corpo, especialmente quando consumidos mesmo antes de dormir", diz o Dr. Scarpa. "Têm que ser evitados o mais possível."



 

3. Pratique uma boa higiene do sono

O Dr. Scarpa acredita que conseguir uma boa noite de sono pode ser o passo mais importante para minimizar a dor e rigidez matinais dos fibromiálgicos. Algumas sugestões:
  • não ver televisão no quarto à noite
  • não trabalhar no quarto à noite
  • manter a temperatura do quarto a um nível confortável
  • fazer um pouco de exercício durante o dia vai ajudar a dormir melhor à noite
  • NÃO dormir durante o dia


4. Mantenha um horário fixo para dormir

Quer tenha fibromialgia ou não, os especialistas recomendam a manutenção de um horário para dormir e que seja o mais rígido possível.
"O nosso corpo gosta de rotina. Ir para a cama e acordar todos os dias à mesma hora melhora a qualidade do sono", diz Jacob Teitelbaum, director do Centro de Fibromialgia e Fadiga, e autor do livro "Pain Free 1-2-3: A Proven Program for Eliminating Chronic Pain Now". "Por outro lado, especialmente com a perturbação de sono paralela à Fibromialgia, nem sempre isto é possível. Cada pessoa precisa de encontrar o ritmo ao qual se adapta melhor."



5. Tenha em consideração a Melatonina

Este suplemento natural já ajudou muitas pessoas com fibromialgia a conseguir uma boa noite de sono. A melatonina encontra-se à venda em vários sítios . "Pode melhorar a sua produção natural de melotonina através da luz solar. Aumente a sua exposição ao sol (com os devidos cuidados, claro), isto ajuda a regularizar a secreção normal de melatonina", diz o Dr. Bradley Carpentier, um especialista de dor de Austin, Texas.
(em breve, mais sobre melotonina)


6. Experimente uma auto-massagem pela manhã

Esfregue gentilmente os seus próprios ombros, pescoço, braços e, tanto quanto possível, as suas costas. Fazendo isto de manhã antes de sair da cama, pode ajudar a soltar os seus músculos e fazer com que se sinta menos rígida, com menos dor.
O Dr. Sheldon Solomon, um reumatologista de New Jersey, por outro lado, sugere que se faça isto a seguir a um banho quente, de manhã, para aliviar melhor a dor.




7. Experimente Tai Chi ou Yoga 

 O Dr. Scarpa sugere que se incorporem, na rotina matinal, estes antigos exercícios de alongamento, para  reduzir a dor e a rigidez matinal. Tente praticar um e/ou o outro.


(em breve, mais sobre Tai Chi e Yoga)







Original em inglês @ Everyday Health

  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: Fibromialgia - como ultrapassar a dor matinal Rating: 5 Reviewed By: Unknown