728x90 AdSpace

Notícias
22 de março de 2015

Alongamentos para relaxar os músculos


"Provavelmente, a queixa mais frequente encontrada tanto entre sedentários como entre atletas é a perda da flexibilidade, provocando dores lombares ou problemas musculares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado a uma musculatura abdominal fraca.
Alguns artigos comprovam que o encurtamento muscular é uma das principais causas de patologias associadas a problemas músculo-esqueléticos, resultando em sintomas dolorosos e perda da função correcta. Com a prática regular de alongamentos, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e desportivas, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

O alongamento é um conjunto de técnicas voltadas para o aumento da flexibilidade muscular e para promover o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. 
Quanto mais alongado um músculo, maior será o movimento da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. Flexibilidade é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.
A flexibilidade não é generalizada e pode ser específica para uma só articulação, ou seja, uma pessoa pode apresentar boa flexibilidade numa articulação como a dos joelhos, por exemplo, e não ter o mesmo grau noutras articulações e partes do corpo.

Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentemente da idade e da condição física. Os exercícios podem ser realizados ao despertar pela manhã e no final do dia (para aliviar as tensões acumuladas no trabalho), durante viagens prolongadas, no autocarro ou em qualquer lugar, sempre que se identificar alguma tensão muscular.

Antes de começar a alongar é importante aprender a forma correcta de execução, para aumentar os resultados e evitar lesões. 
A respiração é que dá o ritmo ao alongamento. Ela deve ser lenta e profunda. Inspire profundamente e, quando expirar, inicie o alongamento. 
Realize o movimento até sentir certa tensão muscular (forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões, respeite seus limites!), então mantenha por 30 a 40 segundos. Volte à posição inicial inspirando. O mesmo alongamento pode ser repetido, procurando alongar mais o músculo, mas evite sentir dor. Lembre-se: nada de balanços, pois estes endurecem o músculo que está a tentar alongar.

Os alongamentos devem ser realizados antes e depois de actividades físicas. No início, têm como função aquecer a musculatura, preparando os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular. No fim têm a função de não deixar os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se depois do exercício físico, elimina o ácido láctico, o que evita dores musculares.

Os objectivos do alongamento são: reduzir as tensões musculares; promover o relaxamento e melhorar a postura, pois desenvolve a consciência corporal. No momento em que a pessoa se foca na parte do corpo que está a alongar, activa-se a circulação, melhorando a oxigenação, a disposição para suas actividades diárias e a nutrição do corpo.

Os principais músculos a serem alongados são: cervicais, musculatura das costas, quadríceps, posterior das coxas e a barriga das pernas . Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom alongamento. Aprenda a introduzi-lo na sua rotina para aumentar o seu bem-estar e para prevenir lesões."

Texto do fisioterapeuta Maurício Garcia
Alongar é fundamental para evitar a atrofia muscular e o desenvolvimento de lesões por esforço repetitivo.

Com o passar do tempo os alongamentos ganharam um novo espaço no exercício físico e agora são essenciais, mesmo para os sedentários. A fisioterapeuta Maria Cristina Schneider diz que a mudança ocorreu em função da alteração de paradigmas na prática de exercícios físicos. "Antes, havia muita preocupação com a estética e, em função disso, ignoravam-se questões fundamentais para a saúde, como a postura. Infelizmente, ainda é possível ver pessoas que não conseguem caminhar rectas, mas exibem músculos salientes e definidos. Esse, definitivamente, não é um bom resultado".



O alongamento aquece a musculatura, evitando lesões, problemas ortopédicos e dores musculares. Também tem, como benefício secundário a melhoria da mobilidade articular, o que acaba por favorecer a flexibilidade corporal.

De acordo com o fisiologista do desporto, Paulo Correia, não existe uma "receita" para praticar alongamentos e sim, uma evolução. "Se a sua flexibilidade é má, deve praticá-lo todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados", diz o especialista.





Conteúdo retirado do site Minha Vida

  • Comentários no Blog
  • Comentários no Facebook

1 comentários:

  1. Adoreei esse método

    http://www.maesabetudo.com.br/meditar-transforma/#como-fazer-parte-meditar-transforma

    ResponderEliminar

Item Reviewed: Alongamentos para relaxar os músculos Rating: 5 Reviewed By: Unknown